sábado, 31 de janeiro de 2009

Festival da Canção 2009

Depois de doze dias disponíveis a votos, as doze canções que terão presença marcada na final do Festival da Canção, no próximo dia 27, já foram conhecidas às 24 horas de ontem, dia 30 de Janeiro.
Depois da anulação de votos fraudulentos e de uma desistência, as canções mais votadas pelo público online no site da RTP já não são novidade, pois desde cedo notaram-se alguns focos de popularidade devidos a um conhecimento pré-festival de uma parte dos concorrentes. Novidade também não foi a canção mais votada, com um total de 11193 votos, intitulada Juntos Vamos Conseguir (Yes We Can) interpretada por Luciana Abreu (em baixo na foto).
Resta saber se houve influência do público-alvo do programa da cantora (SIC) ou mesmo pela sua popularidade ou pela participação no programa Ídolos e na novela Floribella. É de notar que já representou o nosso país na Eurovisão da Canção em 2005 na Ucrânia, em que fez parte do grupo 2B, juntamente com Rui Drumond, interpretando a canção Amar (actuação acompanhada de alguns problemas técnicos, o que se reflectiu na não passagem à final). Claro que para quem ouve a música deste ano, esta é caracterizada por ser ritmada e ficar no ouvido.
O segundo lugar nas votações pertence a uma dupla, também esta surgida num programa da estação de Carnaxide, Família Superstar. São o Nuno e Fábia com o tema Não Demores (Quero-te Aquecer).
Para finalizar, é interessante a quantidade de cantores conhecidos entre as doze mais votadas, entre eles Romana, Nucha, Francisco Andrade (OT2), Fernando Pereira (Família Superstar) e Tayti, além dos dois nomes já mencionados anteriormente.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

T2 para 3 Remodelado

Depois do sucesso da primeira temporada deste formato inovador, uma série totalmente transmitida via internet, o apartamento mais famoso do Bairro Alto volta a alojar três estudantes, mas desta feita, com um aspecto "remodelado".
Leo, Clara e Diana (em baixo os actores André Gonçalves, Ana Varela e Andreia Santos)prometem muitas aventuras em breves cinco minutos diários. É de notar que além de estar disponível para visualização no site oficial da série aqui, também passará na RTP em sessões diárias e compactos semanais ao fim-de-semana.
A estreia está para breve, será já no dia 16 de Fevereiro.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Comentário às festas


Depois de mais de um mês de abstinência, cá estou eu a escrever neste blogue, que ansiava por mais mensagens publicadas.
Após os excessos das férias e festas, é tempo de endireitar e não descarrilar nos próximos tempos. Não que seja mau sair do roteiro, mas é preciso ter moderação: o que é em excesso também não presta!
Foram passados dias de descanço, de convívio familiar, dos pecados da gula dos doces e salgados (a quem o diga o bacalhau, que já não é nada sem o típico tempero e conserva...), promessas de mudança para o novo ano, festas, luzes, presentes e Pai Natal, entre tantos outros.
Tanto se gastou em prendas e alimentos, que até se esquece da conta de electricidade em Janeiro. Promessa de lucro para as empresas.
Entre dúzia de passas ingeridas nas doze badaladas, intercalaram-se promessas de um melhor 2009: vou começar a ir ao ginásio. Vou passear mais vezes o cão à rua. E que tal arrumar mais vezes o quarto? Estudar mais ou mesmo tentar mudar de emprego? Tentar ser mais positivo. Olhar o horóscopo para ver se os astros estão de acordo. Tantas, tantas que duvido ter chegados às doze, de facto só sete meras promessas.
E como quem não quer a coisa, para o ano cá estamos nós outra vez a fazer mais promessas e a lamentarmo-nos pelas coisas não terem corrido bem, com esperança no futuro. Só espero que o melhor triunfe sobre o bom, é que não sou nada exigente...