terça-feira, 30 de junho de 2009

Amanhecer: 3.º livro, o de Bella

Nota: Antes de algo, tenho que advertir para o caso de mencionar tópicos demasiado importantes neste 4.º/restantes livro(s) da Saga Luz e Escuridão. Posso ser evasiva ao ponto de desvendar algo crucial ou que ainda não seja do conhecimento de algum leitor actual/futuro.

Precisamente, quinze dias após adquirir o último livro da Saga Luz e Escuridão, Amanhecer, chego à última página preenchida de letras a tinta negra.

A terceira divisão deste livro, a de Bella, relata uma nova lista de novidades após a sua transformação em vampira - isso, depois de quatro livros a ouvir falar na sua vontade de não envelhecer mais que Edward, juntamente à de converter-se ao mundo dos imortais. Dizem que à terceira é de vez, mas o dilúculo só sucedeu à quarta tentativa neste cenário mítico construído por Steph, a autora.

É evidente que os problemas de desequilíbrio e a fragilidade física - sem falar na mental, quase sempre fortificada, começando pela sua mente fechada, sem poder ser acedida por Edward, o leitor de mentes - passaram a não existir. "Anormalidade" mental que acabou por se traduzir num Escudo protector, de características elásticas e que influenciou, revelando-se até fulcral numa quase batalha travada contra os italianos Volturi, Anciãos e ditos defensores da classe vampírica no mundo. Pseudo-batalha com algum fundamento na suposta presença e criação de uma Criança Imortal com características vampíricas pelo Clã Cullen, o que não passou de um mero equivoco e cegueira de Irina (os lobisomens aniquilam o seu companheiro Laurent em Lua Nova - 2.º livro), um frio do sexo feminino da família Denali do Norte, amicíssima dos Cullen. Afinal, a tal criança que vira a caçar com Bella e Jacob na floresta, era Renesmee, filha de Edward e Bella, gerada e nascida enquanto esta última ainda era humana. Irina, na sua atitude espia, não reparara nem sentira o coração e essência diferentes provenientes da menina, ao contrário das crianças imortais outrora aniquiladas pelos Volturi, apressando-se a juntar o útil ao agradável e ao temível com a sua denúncia às autoridades.

Com todo este cenário destruidor previsto por Alice, deixou passar a impressão que abandonara a sua família, o que não foi bem verdade. Isto só sucedeu com um objecto muito definido e que surtiu efeito.

Ao contrário do que se pensava, após a transformação de Bella, Jacob não se foi embora, nem os lobos tentaram um descarte do "monstro", pois Renesmee fora alvo da marcação pelo lobisomem Alfa por direito, acontecimento incontrolável.

É evidente que recomendo a leitura destes quatro livros a sedentos de estória cativantes e que agarram o leitor até à última página. Depois do lançamento do sétimo e último livro do feiticeiro mais conhecido do mundo, Harry Potter e os Talismãs da Morte de J. K. Rowling, que não encontrava uma saga assim, ao ponto de saciar-me tanto a sede de leitura.

P.S.: O último capítulo é o "Felizes para Sempre". Prefiro não dizer mais nada, porque para bom entendedor, meia palavra basta.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Amanhecer: Livro dois, Jacob

Nota: Antes de algo, tenho que advertir para o caso de mencionar tópicos demasiado importantes neste 4.º/restantes livro(s) da Saga Luz e Escuridão. Posso ser evasiva ao ponto de desvendar algo crucial ou que ainda não seja do conhecimento de algum leitor actual/futuro.


O Livro Dois, o de Jacob, consiste na parte da estória depois de Bella saber que está grávida, até ao nascimento do "monstro", como Jacob o intitula. Como já tinha dito, os títulos dos capítulos são extensos e muito expressivos, até com algum sarcasmo. Não me consigo deixar de recordá-lo como um mártir, uma personagem que sofre - isto pode não ter sentido, mas parece que encontrei uma espécie de Lua Nova dentro do Amanhecer, em que o lobisomem é aniquilado por dentro e acaba sempre por voltar a encontrar Bella, mesmo que se tenha despedido ou deixado a sensação que jamais a voltaria a ver. Sim, Jacob vive numa espécie de escuridão e desespero. Nem mesmo as conversas e os sentimentos de Leah, outro elemento da alcateia, o atenuam, sendo ela também alvo de um amor não correspondido, tal como ele.

Quando depara-se com a felicidade de Edward, Bella e o "monstro", na primeira vez que Edward se demonstra menos relutante, deixando de chamar ao seu filho "feto", e acrescentando que este ama a mãe - Bella -, o lobisomem fica desorientado, só com vontade de sair daquele cenário. Edward, ao ler-lhe os pensamentos, manda-o ir-se embora, lançando-lhe as chaves de um carro. Jacob não demonstra cerimónia e faz-se à estrada. A questão de marcar em lobisomens não lhe dizia nada, porque ainda antes de se transformar e saber que algum dia pertenceria a uma alcateia ou mesmo que seria um Alfa por direito, já alimentara um amor por Bella. Estaria Leah certa ao ponto de que bastaria marcar uma rapariga qualquer para todo aquele sofrimento que sentia desaparecer? Contudo, a sua investida foi inútil, não conseguira marcar ninguém no meio de tantas raparigas que encarara.

Em Lua Nova, também Bella tenta seguir em frente. Após a partida de Edward, chega a ponderar deixar entrar na sua vida Jacob de um ponto de vista diferente da amizade, mas isso não acontece. Acaba por não ceder, nem esquecer o vampiro que lhe havia mudado a vida para sempre, chegando ao ponto de chamar o perigo e mesmo saltar penhascos, só para ouvir a sua voz.

O que Jacob não estava à espera é que "se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé". Não precisaria de procurar mais. A marcação ocorreria, mesmo que fosse pelo ser que mais quisesse ver fora do baralho, até pelas suas próprias mãos.

P.S.: Parece que o aniversário de Edward foi no dia 20: 108 anos.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Amanhecer: perspectiva de leitura


Nota: Antes de algo, tenho que advertir para o caso de mencionar tópicos demasiado importantes neste 4.º/restantes livro(s) da Saga Luz e Escuridão. Posso ser evasiva ao ponto de desvendar algo crucial ou que ainda não seja do conhecimento de algum leitor actual/futuro.

No sexto dia após o seu lançamento, comprei-o. Amanhecer, a tradução portuguesa do último livro da Saga Luz e Escuridão de Stephenie Meyer, como já referi anteriormente, foi lançado a 9 de Junho passado. Aquando da sua compra, já adquiri um exemplar da 2.ª edição - preferia que tivesse sido da 1.ª, mas o que importa é mesmo o prazer de lê-lo.

O livro está dividido em três, dois sob o ponto de vista de Bella, a personagem principal, e um terceiro, e intercalado entre os dois últimos, sob a visão de Jacob, o lobisomem e amigo desta. O primeiro livro foi lido a uma velocidade normal, sete capítulos que relatam o sucedido após o pedido de casamento feito por Edward (vampiro) a Bella (Eclipse - 3.º livro), algo que esta nunca encarou com muita naturalidade, nem mesmo de ânimo leve - embora fosse o que sempre quis, ter Edward para sempre na sua vida.

Agora, já no 2.º livro, o de Jacob, e no 12.º capítulo da obra, a perspectiva deste é deliciosa: os títulos dos capítulos são tudo menos incisivos e resumidos; o humor que possa estar presente em determinados discursos, principalmente no conflito interno deste, ou mesmo com os restantes elementos da Alcateia de que faz parte; e também ao mencionar os vampiros. Além do seu relato de Bella, que acaba por enriquecer a leitura - ter outro locutor faz com que outras peças do puzzle se encaixem.

Voltarei a publicar algo atempadamente, relacionado com leituras ou não.

sábado, 13 de junho de 2009

Visões desarrumadas 4


Hoje decidi recordar algo escrito há já muito tempo, uma espécie de ultimato às pessoas que não se querem esquecer com a distância, com as tomadas de decisão, nem com acontecimentos inevitáveis.

O tempo passa, passa a cada letra, sílaba e palavra que escrevo...
Sinto o som das teclas deste teclado, como o eco que ressoa na minha cabeça. Depois de todo este tempo, de tudo o que acontece e vai ou permanece. Muito fica, a maioria, mas há outras coisas que flutuam e depois se desvanecem. O tempo e a distância faz destas coisas, mas é claro que existem os meios actuais de comunicação, mas é tudo como num jogo infantil: quando se joga ao jogo da corda, em que há uma equipa de cada lado, se só uma puxar e o interesse não existir por parte da outra, não terá piada. Não se pode obrigar ninguém a fazer algo que não quer, a não ser que não tenha vontade própria.
O som das teclas continuam, e o tempo continua a passar à medida que escrevo cada letra, sílaba e estas palavras fugazes...

terça-feira, 9 de junho de 2009

"Amanhecer" já à venda!


Amanhecer, tradução portuguesa de Breaking Dawn, está disponível nas livrarias a partir de hoje. Este é o quarto volume da Saga Luz e Escuridão/Twilight da autora Stephenie Meyer - em Portugal, as Edições Gailivro são responsáveis pela sua edição.
Finalmente, a tão aguardada tradução do final desta saga, que tanto encantou fãs por este mundo fora, chega às nossas lojas. Uma estória com vampiros, lobisomens e humanos muito sumarenta, cativante, apaixonante, até ao ponto de tirar o ar.

Sinopse

"Amares aquele que te matava, deixava-te sem outra opção. Como poderias fugir, como poderias lutar, se ao fazê-lo magoavas o teu amor? Se a tua vida era tudo o que tinhas para dar, como poderias recusá-la? A alguém que amavas verdadeiramente?"

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Poirot e as jóias do príncipe: depois da leitura



Os restantes vinte capítulos do livro Poirot e as Jóias do Príncipe foram lidos num ápice. Mais um policial de Christie que me deixou de olhos colados às páginas com o intuito de saber o que estava por detrás de todo o mistério e assassinatos de três professoras da escola de Meadowbank.
Afinal Poirot aparece mesmo – pensava que não, tal a falta de brevidade – no capítulo dezassete, associado a uma das alunas, Júlia Upjohn (ver artigo relacionado com este aqui), que o deixar com um problema “entre mãos”.

A obra também fala de desporto, nomeadamente, ténis – as raquetes serão objectos chave neste mistério –, e natação. É bom incutir na sociedade o espírito competitivo, e acima de tudo, “uma mente sã em corpo são”.

Algumas questões pendentes estão presentes. As jóias saíram de Ramat? Sim. Para onde? Se a maior parte da obra ocorre no Reino Unido, a resposta já está dada. Agora, o mais inquietante é não se saber o que se tem, nem o verdadeiro significado da nossa “bagagem”. Porque o significado de um objecto pode ser diferente para cada pessoa, mesmo que seja uma pedra preciosa, ou uma simples concha encontrada no fundo do mar. Tudo depende de como é à nossa vista: aspecto, proveniência, quem a deu, o que nos faz lembrar - uma viagem, uma situação, ou mesmo alguém.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Trailer New Moon e ainda Crepúsculo

New Moon ou Lua Nova (o título mais indicado para tradução portuguesa) viu ontem ser anunciado o seu primeiro trailer nos MTV Movie Awards. Na edição deste ano, Crepúsculo era favorito em todas as categorias para que estava nomeado, o que, em cinco destas, se reflectiu em vitória:
  • Melhor Filme;
  • Melhor Actriz (Kristen Stewart);
  • Melhor Revelação Masculina (Robert Pattinson);
  • Melhor Luta (Robert Pattinson vs. Cam Gigandet);
  • Melhor Beijo (Kristen Stewart and Robert Pattinson).

Este trailer de Lua Nova mostra um pouco do que poderá ser visto no próximo filme da Saga. Um Edward mais ausente e determinado, uma Bella, que já nos acostumamos a ver, e um Jacob com modificações físicas em comparação com o primeiro filme. Taylor Lautner, que interpreta Jacob Black, iniciou trabalho intensivo de ginásio quando terminaram as filmagens de Crepúsculo, pois a personagem assim o exigia. Também é evidenciada a transformação em lobo com a utilização de outros meios cinematográficos - imaginei-o de outra forma quando li o livro, um pouco diferente.

A seguir, deixo o trailer de New Moon:
THE TWILIGHT SAGA: NEW MOON trailer in HD