sábado, 28 de fevereiro de 2009

Festival da Canção 2009

Hoje decorrerá o 45º Festival RTP da Canção, no Teatro Camões em Lisboa.
Doze canções finalistas em busca da vitória e da representação lusa no Festival Eurovisão em Maio, este ano na capital Russa.

Este ano, a escolha da canção vencedora será feita por um júri nacional e, paralelamente, por televoto. Júri constituído por vinte elementos, dos 18 distritos e um de cada região autónoma, avaliarão as canções em directo e darão, a cada uma, pontuação entre 01 a 12 pontos.
No final das pontuações atribuídas pelos jurados, a canção que obtiver maior número de votos ficará com 12 pontos, a segunda com 10 pontos, a terceira com 8 pontos, e assim sucessivamente até à 10º classificada que ficará com um ponto. As outras duas com zero.

Simultaneamente, decorre a votação por televoto do público. A distribuição dos votos de 12 a 01 pontos pelas 12 canções, tal como ocorre com a votação do júri. Apuradas as duas votações e as respectivas pontuações, júri nacional e televoto, obter-se-á a pontuação final e declarar-se-á a canção vencedora.

Em caso de empate prevalece a canção que alcançou melhor votação do júri nacional. Algo que ocorreu em 2006, quando o público atribuiu o 1.º lugar a Vânia Oliveira com o tema "Sei quem sou (Portugal)" e o júri considerou a melhor das canções "Coisas de Nada" das NonStop. A prestação destas últimas na ESC desse ano na Grécia, deixou muito desejar. Em baixo as prestações de Vânia Oliveira no Festival da Canção 2006 e a das NonStop na Semi-final da ESC em Atenas.


Sem comentários: