terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Magalhães" em pleno século XXI



Hoje começou a maratona de entrega do "Magalhães" aos alunos das escolas do 1.º Ciclo. O Governo está determinado em informatizar as crianças com estes portáteis, permitindo que o desenvolvimento dos seus métodos de estudo e de investigação. Mas não será isto tudo um exagero político e mais uma forma de campanha eleitoral antecipada?

Longe vai o tempo em que se usavam as sebentas, lápis e esferográficas ratadas na ponta, estojos de lata e a borracha partida em mil pedaços. Longe vai o tempo em que se usavam as ardósias e em que os professores eram respeitados e não sofriam represálias, insultos e até agressões dos alunos, só por um aluno querer mexer no telemóvel durante a aula (até porque antes nem existiam). Até hoje em dia os quadros enormes verdes ou pretos onde se escrevia com giz foram substituidos por quadros inteligentes que se apagam só com um clique.

Parece que tudo muda e o que temos que fazer é mudar com o tempo e adaptarmo-nos às novas tecnologia e informáticas, antes que sejamos ultrapassados por elas.

Sem comentários: